segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional será apresentado em setembro



O Governo Federal finalizou o primeiro Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan), cumprindo o Decreto nº 7.272, de 25 de agosto de 2010, que estipulou o prazo de um ano para sua elaboração. A apresentação do plano à sociedade será feita no dia 13 de setembro, em reunião, em Brasília, do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

O Plansan visa garantir, entre outras ações, a produção e o abastecimento alimentar de maneira sustentável; o acesso à terra e à água; segurança alimentar e nutricional de indígenas, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais; transferência de renda; fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica; e alimentação e nutrição para a saúde.

O plano foi aprovado pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), composta por 19 ministérios, com consulta ao Consea. Peça fundamental na Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, dentro do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), tem o objetivo de assegurar o direito humano à alimentação adequada, além de estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil para promover acompanhamento, monitoramento e avaliação da segurança alimentar e nutricional no País.

A secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Maya Takagi, destaca que o plano reforça várias ações previstas no Brasil Sem Miséria, que tem como meta retirar 16,2 milhões de brasileiros da extrema pobreza em quatro anos. “Além disso, apresenta ações de educação alimentar e nutricional para controlar e prevenir o excesso de peso e a obesidade, e iniciativas que garantam o consumo de alimentos que promovam saúde”.

Para o secretário executivo da Caisan, Onaur Ruano, o Plano Brasil Sem Miséria, prioridade do Governo Federal, ganha importante reforço com o lançamento do primeiro Plansan. “Resultado de articulação intersetorial envolvendo 19 ministérios, consolida ações dos diferentes órgãos do governo que contribuem para a segurança alimentar e nutricional da população, ações essas com lastro de execução no Plano Plurianual 2012-2015 (PPA) e que, de forma organizada e coordenada, produzem mais do que a soma de seus resultados individuais”, ele disse.

Para garantir a implantação do plano, suas metas e seus objetivos estão previstos no PPA. Além disso, o plano será revisado a cada dois anos, conforme determina o Decreto 7.272. A proposta é que estados e municípios adiram ao Sisan e elaborem seus planos de segurança alimentar e nutricional.

Durante a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, marcada para 7 a 10 de novembro, em Salvador, na Bahia, uma das metas será a assinatura do termo de adesão ao Sisan por parte dos estados, criando assim as condições para que o sistema chegue a todos os municípios brasileiros. Sua consolidação se dará por pactos de gestão pelo direito humano à alimentação adequada, a serem firmados entre estados e municípios (fóruns bipartites) e entre União, estados, Distrito Federal e municípios (fórum tripartite).

Direito à alimentação 

Com a Emenda Constitucional nº 64, de 4 de fevereiro de 2010, a alimentação passa a figurar entre os direitos sociais consignados no Artigo 6º da Constituição Federal, o que obriga os gestores públicos das três instâncias a impulsionar as ações para assegurar esse direito.

O Sisan foi instituído em setembro de 2006 pela Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan), visando assegurar o direito humano à alimentação adequada, além de formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, promover acompanhamento, monitoramento e avaliação da área no País.
Trata-se de um sistema público de gestão intersetorial e participativa, que possibilita a articulação entre os três níveis de governo para a implantação e execução das políticas para o setor. Para a consolidação do Sisan, é necessário implantar nos estados e municípios os respectivos sistemas estaduais e municipais, o que se dá por meio de adesão.

Fonte: Ascom/MDS

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

COMSEA de Santa Vitória teve representação na 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar

 



O COMSEA de Santa Vitória foi representado pela delegada Vânia Faria (nutricionista da SMEC) na 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, na semana de 04 a 07 de agosto de 2011, na cidade de Jaboticatubas – MG.


Nesta conferência foi elaborado um relatório de referência tendo por objetivo abordar temas das Conferências municipais e regionais considerados pelo Conselho como fundamentais para aprofundar a agenda temática e política da área e contribuir com os debates em todas as etapas da 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional na semana de 07 a 10 de novembro de 2011 – Salvador –BA.

A 4ª Conferência Nacional, assim como a 3ª Conferência, ocorrem no primeiro ano dos novos mandatos de Presidente da República e Governadores de Estado e durante o período de construção de Plano Plurianual (PPA), que definirá as diretrizes para a ação de Governo Federal para o período de 2012 a 2015. “Para tanto, é decisivo o envolvimento dos Conselhos Estaduais e Municipais, bem como das três esferas de governo”, explicou a nutricionista.

Redação: Darci de Freitas 'imprensa@santavitoria.mg.gov.br'

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Fotos da 5ª Conferência Estadual de Sans



As fotos produzidas durante a 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, realizada no Hotel Canto da Siriema, nos dias 4 a 7 de agosto de 2011, já estão disponíveis no http://www.flickr.com/photos/conseamg/
Elas poderão ser copiadas, mas caso sejam utilizadas em alguma publicação, favor citar a fonte (Ascom/Consea-mg). Mais fotos serão disponibilizadas nos próximos dias.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011



Governador, MDS e Consea Nacional prestigiam conferência de Minas Gerais

Data: 05/08/2011

Nesta sexta-feira (4) o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Minas Gerais (Consea-MG) inicia a sua 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento acontece até domingo (7), em Jaboticatubas (MG).
Participam da cerimônia de abertura o governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Maya Takagi, o presidente do Consea-MG, Dom Mauro Morelli, e o conselheiro Pedro Kitoko, do Consea Nacional.
A secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Maya Takagi, lembrou que esta é a primeira conferência estadual preparatória para a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. “ Nesta primeira etapa estadual, em Minas Gerais, que nos enche de orgulho, estamos abrindo também as etapas estaduais de construção do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e de preparação para a 4ª Conferência”.
Para o conselheiro Pedro Kitoko, começar em Minas Gerais é uma importante forma de reconhecer a forte atuação do estado no campo da alimentação. “Temos que destacar o fato de que Minas Gerais foi o primeiro estado a criar um conselho de segurança alimentar e nutricional, em 1999. E desde então nunca recuou. É o primeiro estado que cria uma instância similar à Caisan [Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional], aqui chamada de Comitê Temático de Segurança Alimentar e Nutricional”.
Para Kitoko, a atuação do Consea-MG é um bom exemplo a ser seguido pelos demais estados da Federação. “O Consea Nacional espera que ocorra em todos os estados o que vem acontecendo em Minas Gerais. Primeiro, a participação e o controle social fortalecido, e também a identificação das prioridades para o plano de segurança alimentar e nutricional em cada estado”. E completa: “É importante que as conferências estaduais apontem suas prioridades em nível estadual, para que sejam adequadas às especificidades de cada realidade”.

 Fonte: Ascom

sábado, 6 de agosto de 2011

Maya Takagi, secretária do MDS, abre a conferência de segurança alimentar de Minas Gerais

Brasília, 5 – “Não podemos ser uma nação civilizada convivendo com a miséria e a fome. Por isso, temos que trabalhar de forma integrada para garantir a soberania alimentar”. Assim, a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Maya Takagi, abriu, em Jaboticatubas, a 5ª Conferência de Segurança Alimentar e Sustentável de Minas Gerais.

Ela falou sobre o Plano Brasil Sem Miséria para 450 participantes, destacando o papel do governo federal na erradicação da extrema pobreza.

Takagi enfatizou que o objetivo do plano é erradicar a extrema pobreza no País até 2014, situação que abrange 16,2 milhões de brasileiros com renda de até R$ 70. Em Minas Gerais, o número de pessoas nessa situação é de 900 mil. “Para acabar com essa situação, o Plano Brasil Sem Miséria tem várias ações, como transferência de renda, assistência social, inclusão produtiva a serviços de educação e saúde”, disse, acrescentando que espera, na próxima conferência, poder avaliar os resultados positivos do plano.

O governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, também presente ao evento, ressaltou a importância do Brasil Sem Miséria para erradicar a extrema pobreza. “O plano apresentado pelo governo federal está casado com nossos objetivos. União, estados, municípios e sociedade civil devem estar unidos para garantir melhores condições de vida para todos”.

O tema da conferência deste ano é “Alimentação adequada, saudável e solidária: direito humano básico”. De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Minas Gerais, dom Mauro Morelli, não será possível esgotar esse assunto no encontro, mas a proposta é levar as questões mais importantes para a 4ª Conferência Nacional de Segurança , que ocorrerá de 7 a 10 de novembro, em Salvador. “O que vamos buscar é direito humano de ser bem alimentado”.

A conferência de Minas Gerais conta com representantes da sociedade civil, movimentos sociais, órgãos públicos e privados. No domingo, último dia do encontro, 54 delegados serão eleitos para participar da Conferência Nacional, que terá duas 2 mil representando todo o País.

Um dos objetivos do evento nacional construir compromissos para efetivar o direito humano à alimentação adequada e saudável e promover a soberania alimentar, por meio da implantação da Política e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) nos planos federal, estadual e municipal, com a participação da sociedade civil.

Dimas Ximenes
Ascom/MDS
(61) 3433-1052
www.mds.gov.br/saladeimprensa

TRABALHOS EM GRUPOS - GRUPO 12





TRABALHOS EM GRUPOS - GRUPO 11







TRABALHOS EM GRUPOS - GRUPO 10





TRABALHOS EM GRUPOS - GRUPO 9










TRABALHOS EM GRUPOS - GRUPO 8



TRABALHOS EM GRUPOS - GRUPO 7







TRABALHOS EM GRUPOS - GRUPO 6