quinta-feira, 21 de julho de 2011

Contagem regressiva para a conferência

O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CONSEA-MG) realizará nos dias 4 a 7 de agosto, a 5ª Conferência Estadual de SANS. O evento, que será realizado nas dependências do Hotel Fazenda Canto da Siriema, em Jaboticatubas, reunirá cerca de 450 pessoas entre delegados, palestrantes, observadores e autoridades.
Neste ano, a Conferência terá como tema central “Alimentação Adequada, Saudável e Solidária: direito humano básico”. Durante os quatro dias de evento, os participantes terão a oportunidade de debater temas como a erradicação da miséria e da fome no Brasil e em Minas Gerais, a alimentação saudável à luz do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), o Plano  Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), as metodologias do Plano Plurianual Governamental (PPAG), Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), entre outros.
A Conferência será aberta oficialmente pelo governador Antonio Anastasia, no dia 5 e contará com a participação de especialistas de várias partes do país. “Serão momentos importantes de discussão sobre a alimentação saudável e a garantia do DHAA. Haverá também painel do governo estadual com a apresentação de estratégias para a construção do Plano Estadual de SANS”, explicou o secretário executivo do CONSEA-MG, Marcos Jota.
No decorrer da programação, os participantes serão divididos em grupos com o intuito de aprofundar os temas e elaborar as propostas para o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. 
“Neste ano, a conferência terá ainda uma característica muito peculiar e importante. Ela contribuirá para a elaboração do PPAG de 2012 a 2015” lembrou.


Preparatório

O processo preparatório para a Conferência Estadual de SANS teve início no dia 29 de abril, quando foi realizada a primeira conferência regional de 2011. Ao todo foram 25 conferências que contaram com a participação de 1905 pessoas de 395 municípios.
Essas conferências, segundo o secretário executivo do CONSEA-MG, Marcos Jota, serviram para a realização de um diagnóstico sobre a realidade de cada região, assim como as políticas de segurança alimentar de cada região, considerando as suas especificidades e características.
As conferências regionais também elegeram os delegados que representarão suas regiões na 5ª Conferência Estadual de SANS. Ao todo serão 400 delegados que participarão de debates e exposições sobre a alimentação saudável e Politica Nacional de Alimentação Escolar.
O evento se encerra com a escolha dos delegados que representação Minas Gerais na 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional que será realizada em Salvador (BA) de 7 a 10 de novembro.
No dia 29 de julho, o CONSEA-MG promoverá uma oficina preparatória do Grupo de Trabalho de Metodologia e Relatoria. A reunião será realizada de 9 às 17 horas no SINDSEP,  que fica na rua  Curitiba, 689, 12º andar, Centro - Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário