sexta-feira, 5 de agosto de 2011

GOVERNADOR ANTÔNIO ANASTASIA ABRE OFICIALMENTE A 5ª CONFERÊNCIA DE SANS
O Hino Nacional em Tupi Guarani foi uma atração à parte na  abertura oficial da 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, que está sendo realizada no Hotel Fazenda Canto da Siriema, região metropolitana de Belo Horizonte.  O encontro teve início ontem (4 de agosto) e contou com a presença do Governador  Antônio Anastasia .
 São cerca de 450 pessoas de 395 municípios  de todas as partes do Estado debatendo o tema “Alimentação Adequada, Saudável e Solidária: Direito Humano Básico”. O encontro termina no domingo (dia 7).  
Anastasia ressaltou o compromisso do governo com a melhoria da questão alimentar no Estado e erradicação da miséria. “Todos conhecemos a realidade de Minas Gerais e não há Estado mais rico no Brasil. Temos terra em abundância e de boa qualidade, somos a caixa d´água do país. Temos sol, boa energia, gente trabalhadora, dedicada e entusiasmada. Temos plenas condições de alimentar não só a nós mesmos, mas o Brasil e o mundo. Estamos fazendo planejamento. São vários os projetos, e temos melhorias concretas na questão que envolve a segurança alimentar e a reversão da miséria. Precisamos da segurança alimentar para vivermos mais e com mais qualidade de vida”, disse o governador, durante pronunciamento.
Para o presidente do CONSEA-MG, Dom Mauro Morelli, o Estado tem acolhido muito bem o trabalho da Segurança Alimentar . “Vamos propor metas ao governo que são  viáveis para atingir os 100% dos seus objetivos que é a erradicação da miséria e da fome. Pretendemos fazer uma caravana nas regiões mais necessitadas e temos o apoio do governador. Queremos  fazer pelo menos uma por ano para levantar a real situação da população em relação à segurança alimentar. Defendemos os  pressupostos da democracia e o binômio educação e alimentação que são indissolúveis e deverão ser trabalhados pelo projeto estruturador”, comentou D. Mauro.
Ele ressaltou ainda a importância de uma alimentação de qualidade desde os primeiros dias de vida. “Estamos falando do direito de cada ser humano em ser alimentado e nutrido para que possa desenvolver com rigor sua inteligência, sua criatividade em se expressar e, também, manter o bom humor. Uma pessoa bem alimentada e nutrida também é bem humorada”, disse o presidente do CONSEA-MG, Dom Mauro Morelli.
Para a Secretária Nacional de Segurança Alimentar, Maya Takagi, a 5ª Conferência Estadual de Minas Gerais abre as etapas preparatórias para a 4ª Conferência Nacional que será realizada em novembro, na Bahia. “É muito importante esse momento para que possamos consolidar a Política Nacional de Erradicação da Miséria. As pessoas estão se alimentando, mas alimentando mal. Precisamos mudar esse quadro. Temos que avançar no Direito Humano à Alimentação Adequada”, afirmou.  
Segundo o conselheiro do CONSEA-MG e deputado Estadual Adelmo Leão, a questão alimentar  tem uma dimensão muito grande na qualidade de vida. “não só na nossa saúde, mas na econômica também e Minas Gerais sai na frente. Dom Mauro é comprometido com a vida e o bem estar da nossa população. Tenho convicção de que as propostas que irão sair desse encontro, alimentarão  de forma significativa e saudável a Conferência Nacional. Estou muito esperançoso e feliz por estar participando desse momento”, finalizou.
Conferência
O objetivo da conferência é reunir representantes de órgãos públicos e privados, de organizações e movimentos sociais para discutir ações em favor da erradicação da fome e da desnutrição no Brasil e em Minas. O desafio é mobilizar e fortalecer o pacto social pelo direito à alimentação adequada e saudável para todos e, em especial, para aqueles em situação de vulnerabilidade social, a exemplo dos extrativistas, pescadores artesanais e geraizeiros (populações que vivem nos Cerrados do Norte de Minas).

A programação seguiu com a apresentação de painéis que abordavam as mudanças de hábitos alimentares da população brasileira e os impactos na saúde, o crescente uso de agrotóxicos na produção de alimentos no Brasil, a publicidade e rotulagem dos alimentos, a agricultura familiar , assim como as políticas públicas para a realização do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).  Amanhã serão realizadas oficinas e troca de experiências entre as regionais.  O encontro se encerra no domingo com a plenária e a eleição dos delegados que representarão o Estado na Conferência Nacional, em novembro.


Ações

Criado em 1999 por decreto do Governador do Estado, o Consea é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a sociedade civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário