segunda-feira, 8 de agosto de 2011



Governador, MDS e Consea Nacional prestigiam conferência de Minas Gerais

Data: 05/08/2011

Nesta sexta-feira (4) o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Minas Gerais (Consea-MG) inicia a sua 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento acontece até domingo (7), em Jaboticatubas (MG).
Participam da cerimônia de abertura o governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Maya Takagi, o presidente do Consea-MG, Dom Mauro Morelli, e o conselheiro Pedro Kitoko, do Consea Nacional.
A secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Maya Takagi, lembrou que esta é a primeira conferência estadual preparatória para a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. “ Nesta primeira etapa estadual, em Minas Gerais, que nos enche de orgulho, estamos abrindo também as etapas estaduais de construção do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e de preparação para a 4ª Conferência”.
Para o conselheiro Pedro Kitoko, começar em Minas Gerais é uma importante forma de reconhecer a forte atuação do estado no campo da alimentação. “Temos que destacar o fato de que Minas Gerais foi o primeiro estado a criar um conselho de segurança alimentar e nutricional, em 1999. E desde então nunca recuou. É o primeiro estado que cria uma instância similar à Caisan [Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional], aqui chamada de Comitê Temático de Segurança Alimentar e Nutricional”.
Para Kitoko, a atuação do Consea-MG é um bom exemplo a ser seguido pelos demais estados da Federação. “O Consea Nacional espera que ocorra em todos os estados o que vem acontecendo em Minas Gerais. Primeiro, a participação e o controle social fortalecido, e também a identificação das prioridades para o plano de segurança alimentar e nutricional em cada estado”. E completa: “É importante que as conferências estaduais apontem suas prioridades em nível estadual, para que sejam adequadas às especificidades de cada realidade”.

 Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário